terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Páginas Amarelas


Eu gosto da Revista Veja! Principalmente por não bajular o governo brasileiro. – belo trabalho!
Nas páginas amarelas desta semana a entrevista que, para mim nesse finalzinho de férias, teve todo o seu valor! Superação, força de vontade, equilíbrio, espiritualismo... sempre bom valorizar.
Quem não se lembra de “De Volta Para o Futuro”? “Uma irresistível fantasia cômica que viaja através da barreira do tempo com inteligência, imaginação e muitos efeitos especiais.” ?
Dr. Emmett Brown: um cientista ambicioso de uma cidadezinha da Califórnia – Hill Valley - que descobriu um sistema para “igualar” a hora de todos os relógios do mundo, com ajuda do seu assistente, Marty McFly, um jovem rebelde de 17 anos (que tem uma namorada, uma banda de garagem, pais e irmãos)...
O entrevistado? Michael J. Fox, o intérprete de Marty. O ator canadense foi diagnosticado com Parkinson há 18 anos. "A doença é caracterizada por uma desordem progressiva do movimento devido à disfunção dos neurônios secretores de dopamina nos gânglios da base, que controlam e ajustam a transmissão dos comandos conscientes vindos do córtex cerebral para os músculos do corpo humano. Não somente os neurônios dopaminérgicos estão envolvidos, mas outras estruturas produtoras de serotonina, noradrenalina e acetilcolina estão envolvidos na gênese da doença." Na entrevista, Michael conta as limitações que o “Mal de Parkinson” impôs a ele durante o decorrer de sua incidência e como ele lida com a vida, depois do diagnóstico. E o que o ajudou a aceitar a situação: Um livro chamado “On Death and Dying” (Sobre a Morte e o Morrer), da psiquiatra Elisabeth Ross. “Quanto mais você entende e aceita sua condição, melhor. Se você não aceita ou não quer lidar com o problema, só piora.”
O que me chama a atenção não é o fato de M.J. Fox ser importantíssimo para o longa de muito sucesso na década de 80, nem por ter sido um dos atores mais populares de Hollywood no mesmo período; interessante pra mim foi ele ter continuado a trabalhar durante toda a década de noventa, mesmo com todas as limitações da doença e por ter interpretado um paraplégico na série de TV “Rescue Me”, mesmo sem conseguir controlar seus movimentos!..

“Enquanto minha condição física se deteriora, minha condição mental e espiritual melhora. Estou muito mais tolerante, tenho mais entusiasmo e compaixão que quando era jovem!” Michael J. Fox

Bacaninhas essas histórias de superação e força de vontade.. gostaria muito que todo ser humano fosse assim!!!


Uuufs...
Foi o recomeço, eu pego o jeito de novo.. =)
Fontes: Revista Veja 02/dez/2009
Wikipédia

3 comentários:

  1. por favor, ta dificil de ler esse tom de verde nesse cinza....tem alguma dica?
    obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Amiga... muito legal seu blog...
    nossa adorei ai a entrevista..
    tbm queria que todo mundo fosse assim viu..
    o mundo seria com certeza, melhor.
    bjos Cami..
    continua escrvendo..

    ResponderExcluir